Thursday, May 17, 2007

[ língua-linguagem-lingüística-linguarudo ]

bom, é assim:
- oi juliana, tudo bem ?
o que eu normalmente respondo é:
-tudo, tudo bem.

depois fiquei pensando porque a gente tem mania de querer que
TUDO esteja bem ?
TUDO-TUDO.

porque essa pergunta esquisita ? "oi, tudo bem ?"
se eu respondesse:
- oi, não, tudo não, só uma parte está bem, a outra nem tanto e tem outras que passam bem longe de estar bem.
iam me chamar de grossa. estúpida. até rude. (não é ?)

além de "tudo, tudo bem" ser econômica, ela é prática, porque você nem sempre quer responder que não está tudo bem.
acontece que sejam as pessoas mais íntimas e as menos íntimas ou até mesmo as que querem ser íntimas mas não serão, um dia te encontram e a primeira coisa que dizem é:
- oi, tudo bem ?
e lá vou eu...
- tudo, tudo bem !
.
.
.
e com vocês ?
tudo bem ?

7 Comments:

Blogger Agridoce said...

Oi, tudo bem sim...
rs
Gostei do que li.
E concordo com vc.
É um saco vc ter que ficar respondendo se tá tudo bem, dando bom dia pra quem vc não quer... enfim...

Abraço

6:47 AM  
Blogger kataklismo said...

Tem piada, porque aqui em Portugal NUNCA está tudo bem.
A essa pergunta nós sempre respondemos com um "vamos indo", "vamos andando" ou o redundante "cá estamos" (meu preferido).

5:52 AM  
Blogger jo said...

aqui em londres também ninguém diz tudo bem. e se alguém diz, a outra pessoa vai perguntar o que aconteceu para tudo estar tão bem.
eu demorei muito para me acostumar com isso. aqui se pergunta 'como estás?'e a resposta, sempre em tom de indiferença, é 'fine' ou 'not too bad'...

coisas culturais...

beijos

3:51 AM  
Blogger roberta barros said...

então vou dar a minha contribuição cultural também:
aqui eles perguntam "ça va?", algo que ao pé da letra quer dizer "isso vai?" e eu traduzo como um "como vai?". e as pessoas respondem a mesma coisa "ça va" ou dizem "bien". quer dizer, não tem o TUDO que o brasileiro usa pra generalizar. mas acho que é so figura de linguagem, ou uma maneira de ser polido sem realmente querer saber se esta mesmo TUDO bem...

ps: rude é a giu! hehehehehe

7:01 AM  
Blogger luluca said...

é que a gente fala e ouve isso ha tanto tempo, ne? aí nem para muito pra pensar, eu acho... eu até prefiro mesmo um e aí? que tal? ou um oi simples e perfeito pra engatar uma conversa. mas esse tudo bem tudo legal sempre vem... safado!

10:06 AM  
Blogger giu said...

"ó, que tal? " é o melhor.. muuito tia-de-rolo.
vai dizer!???

11:23 AM  
Blogger samanta said...

é, também não gosto desses automatismos. meu professor de italiano dizia que o "oi tudo bem" era a coisa mais estranha que ele encontrou por aqui. lá, se alguém pergunta "td bem?" a pessoa responde a verdade, heheh.

8:42 PM  

Post a Comment

<< Home