Monday, July 31, 2006

[ desabafo ]

sobre gentileza. e sobre experiências pessoais.
pois então, já venho reparando nisso há algum tempo, mas hoje é que transbordou.
é incrível a falta de gentileza entre as pessoas. não digo entre as que se conhecem, mas entre os "desconhecidos" que encontramos todo dia, no elevador, na padaria, no supermercado e no trânsito.
o que custa ser gentil ?
a gota d´água que me fez querer escrever foi uma senhora (iguais à tantas outras e outros que levam os seus filhos ao colégio).
estava eu, na fila cotidiana para a entrada do colégio do meu filho, paro antes de entrar (porque o colégio nos presenteia com essa mordomia de poder entrar de carro no páteo e deixar nossos filhos quase dentro da sala de aula) no portão, espero as pessoas, que desceram do ônibus, e estão passando pela calçada (calçada, para quem não sabe, é um espaço destinado ao PEDESTRE).
espero, reconheço alguns que passam diariamente, no mesmo bat-local, no mesmo bat-horário. segunda-feira, sete da manhã, bom dia cidade, bom dia cidadãos. estou feliz na minha rotina.
as pessoas continuam passando (e isso não demora mais que um minuto) e a tal senhora mete a mão na buzina.
- minha senhora, cadê a gentileza ? não estás vendo que tem crianças, senhoras, senhores, pessoas iguais à mim e à você, passando pela calçada ?
olho no retrovisor, a senhora um tanto brava, gesticulando algo que eu interpretei como "anda logo idiota, tá esperando o que ?"
eu olho pra trás, mostro que pessoas estão caminhando na calçada. será que ela não viu ?
viu. faz cara de "puffffffff "
cadê a gentileza, minha senhora ?
se está com pressa, saísse uns minutos antes... e nossos filhos ?
será que tem pais que não percebem que às vezes (e na maioria das vezes) as nossas atitudes marcam mais que mil palavras ?
gostaria de perder a timidez para dizer algumas palavras na reunião de pais. eu ainda chego lá.
e tem um agravante que é: como as pessoas se transformam quando estão dirigindo.
os nossos carros hoje são pequenas porcões do dr. jekyll e mr. hide. o sr. disney desenhou muito bem essa idéia quando fez aquele desenho clássico do pateta.
mas essa, é outra discussão.
cadê a gentileza, minha senhora ?
o que custa ser gentil ?
ser gentil não custa nada e faz bem ao coração.

6 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Ju, o meu pai quando se depara com situações como esta diz pra quem tá junto com ele: "Não dá bola, esse ai vai morrer de câncer." Pra ele as pessoas desenvolvem câncer por serem assim como essa senhora todos dias... não sei se ele não tá certo... be happy [:)]. Beijo pra vcs

4:58 AM  
Anonymous Anonymous said...

comentei la no flickr e repito aqui beibe: falou e disse! ;))

10:25 AM  
Blogger n. said...

aiaiai, tu tinha que ter visto a aula que acabei de ver sobre ética em epicuro...
fala de n coisas, mas fala sobretudo acerca de uma ética de bem coletivo que tem tuudo a ver com teu post.

7:22 PM  
Anonymous Anonymous said...

Nossa, super concordo! A falta de gentileza tem sido um dos grandes males atuais...

8:53 AM  
Anonymous Anonymous said...

Ju,

Engraçadíssimos o steus comentários lá no meu blog. Quase me mi*** rindo!!!

Beijo pra vcs ai.

4:42 PM  
Blogger GRAVO said...

Ju
Está aderindo a fabricação de novos blogs? A multiplicação dos Blogs. Eu tb sempre me lembro do pateta quando acontece essas idiotices no trânsito.
Beijão

5:08 PM  

Post a Comment

<< Home